Centro de Atenção Psicossocial
O objetivo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento em saúde mental, criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.
O CAPS precisa estar envolvido na promoção da vida comunitária e da autonomia dos usuários, articulando os recursos existentes em outras redes: sócio-sanitárias, jurídicas, cooperativas de trabalho, escolas, empresas, a fim de promover a inserção social dos usuários através de ações Inter- setoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.
Para isso se faz necessário o conhecimento da rede de assistência que o município oferece para potencializar as equipes de saúde nos esforços de cuidado e reabilitação psicossocial, para que os serviços se tornem cada vez mais promotores de saúde e de cidadania das pessoas com sofrimento psíquico, para fazer face à complexidade das demandas de inclusão daqueles que estão excluídos da sociedade por transtornos mentais.
O CAPSII “Irmão Altino” desde janeiro de 2012, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, vem atendendo usuários do município, com transtornos mentais graves, através de atendimentos diários, estimulando sua integração social, apoiando em suas iniciativas de busca de autonomia, através de atendimentos com equipe especializada composta por: médicos psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem, monitores e voluntários.
O atendimento se dá através de um ambiente terapêutico e acolhedor, com estratégias terapêuticas que incluam os profissionais, os usuários, os familiares e a comunidade.
Oferece diversos tipos de atividades terapêuticas, com atendimentos individuais ou grupais, oficina de horta e jardinagem, oficina de modelagem com argila, oficina de música, oficina de desenho, oficina de auto-cuidado e saúde, oficina de Jornal, oficina pedagógica, oficina de informática, Terapia Corporal, atividade física, psicoterapia em grupo, grupo de Terapia Ocupacional, grupos de Familiares, orientação de Enfermagem, passeios e visitas. Onde é estabelecida uma programação terapêutica singular, de acordo com a necessidade do usuário.
O Serviço é mantido pelo convênio com o SUS, através da parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá.
O CAPS II Irmão Altino - Centro de Atenção Psicossocial, encontra-se instalado à Rua João Alves Macedo, 99 - Campo do Galvão, em Guaratinguetá – SP, Telefone: (12) 3132-7966.