Hospital-Dia

Hospital-Dia Irmão Altino - Saúde Mental

Hospital-Dia

O Hospital-Dia é um dos primeiros equipamentos de saúde mental a oferecer cuidado em meio aberto às pessoas com transtornos mentais, sendo um atendimento intermediário entre a internação integral e a atenção ambulatorial, com programas terapêuticos em regime de semi-internação, visando minorar a internação integral e promover a inserção dos egressos de internação, a esta nova proposta terapêutica.

O Hospital-Dia é um serviço regionalizado, atendendo Guaratinguetá e os municípios da região (Aparecida, Potim, Roseira, Cunha, Lorena, Cachoeira Paulista e Piquete). O usuário frequenta o atendimento, diariamente, das 8h00minhs às 16h00minhs, de 2ª à 6ª feira, recebendo três refeições diárias, medicamentos, cuidados de higiene, transporte dos usuários de Guaratinguetá.

Tem capacidade para atendimento de 30 vagas/dia. Conta com uma equipe integrada e multiprofissional, composta por: médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem e monitores, cuidando do usuário, sem excluí-lo do convívio familiar e social. A proposta terapêutica é desenvolvida através de atendimentos individuais ou grupais, de acordo com a necessidade do usuário e das diversas oficinas terapêuticas como: oficinas de horta e jardinagem, de modelagem em argila, de música, cultural, oficina de higiene e auto cuidado, educação em saúde, de atividades esportivas e recreativas, de cidadania, assembleias dos usuários e funcionários, visitas domiciliares e atividades externas como: visitas e passeios a clubes, cinemas, indústrias da região, museus, sorveterias, caminhadas, conforme a programação.

A família participa do atendimento através de grupos e atendimentos individuais, de acordo com a necessidade avaliada.

O Serviço é mantido pelo convênio com o SUS, através da parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá.

O Hospital-Dia do Irmão Altino encontra-se instalado à Rua Álvares Cabral, 381 - Campo do Galvão, em Guaratinguetá – SP – Telefone: (12) 3122-2366.

GALERIA DE FOTOS