Movimento da Fraternidade

“Fraternidade é o amor que se expande entre os corações humanos, interligando as criaturas."

Movimento da Fraternidade

Objetivo e Diretrizes

O Movimento da Fraternidade (MOFRA), de caráter universalista, é a união voluntária das criaturas conscientes que, sob a égide de Jesus Cristo, propõem-se a espalhar a luz da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, a Verdade do Evangelho e a praticá-la junto aos irmãos em humanidade, convivendo com a dor e compadecendo-se dela, levando à criança desamparada o calor paternal, e ao doente ou carenciado, a visitação, o remédio, o repouso, a habitação, as vestes, a água e o pão.

O Movimento da Fraternidade, sob a coordenação da OSCAL, é o somatório dos Grupos de Fraternidade Espírita da Cidade da Fraternidade, demais associações de caráter filantrópico e cultural filiadas, obedecendo aos fundamentos da auto-suficiência.

Os objetivos do Movimento da Fraternidade são a evangelização, a espiritualização e o aprimoramento do Espírito em evolução, encarnado e desencarnado, em sintonia com a Espiritualidade Maior e efetivamente participando na construção do “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”.

A ação do Movimento da Fraternidade fundar-se-á, sempre, na Proposta de Trabalho trazida pela Espiritualidade, em 16 de outubro de 1949, e adotada como “Programa de Trabalho Permanente”, com destaque para as seguintes diretrizes:

- Ensino da Doutrina Espírita e do Evangelho;

- Assistência Social Espírita;

- Tarefa de passes; e,

- Formação de ambientes espiritualizantes.

O Movimento da Fraternidade conta atualmente com 104 Grupos de Fraternidade no Brasil e 02 na Espanha.

Os mentores espirituais do Movimento Fraternista são: André Luiz, Altino, Scheilla, Joseph Gleber, José Grosso, Palminha, entre outros.

Cidade da Fraternidade

A Cidade da Fraternidade é a comunidade cristã instituída nos moldes de que falam os Atos dos Apóstolos ( 2:42 à 47 e 4:32 à 37); adaptada aos tempos atuais em edificação permanente localizada na Chapada dos Veadeiros, no Município de Alto Paraíso, estado de Goiás, núcleo pioneiro e central do Movimento da Fraternidade, cujos limites ideológicos abrangem a totalidade dos Grupos da Fraternidade Espíritas, nas diversas latitudes.

A Cidade da Fraternidade foi idealizada no coração dos fraternistas desde 1957 e era carinhosamente chamada de Cidade da Criança, pois tinha como objetivo maior abrigar e educar crianças desamparadas de toda região.

Em 1960, Rafael Américo Ranieri, psicografou mensagem da irmã Scheilla lançando o fundamentos da Cidade da Fraternidade.

A Cidade da Fraternidade é visitada desde sua fundação, de forma sistemática ou eventual, por espíritas e simpatizantes, dos vários recantos do Brasil e do Exterior.

Grupos de Atuação no Movimento da Fraternidade

CME – Coordenação das Mocidades Espíritas

COMEMOFRA - Atividade da CME, realizada no período do Carnaval, que reúne jovens de todas as Mocidades Espíritas do Brasil e do exterior para estudo da Doutrina e conhecimento do Movimento e da Cidade da Fraternidade, local onde os encontros acontecem.

SEMANA DA FRATERNIDADE – Seu objetivo é o encontro bienal de todos os fraternistas para troca de experiências e integração fraterna.

OSCAL - Organização Social Cristã Espírita André Luiz – constituída em 04/11/1956 para gerir os destinos do Movimento da Fraternidade.